quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CPI quer ouvir OAS sobre tráfico de trabalhadores em obra do aeroporto de Guarulhos

 
Do Portal PPS
Por William Passos
 
O presidente da CPI do Tráfico de Pessoas na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), vai solicitar à comissão a convocação dos diretores da construtora OAS - empreiteira responsável pelas obras de ampliação do aeroporto internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo.
 
Fiscalização do Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou, nos últimos dias, 111 operários em condições análogas à escravidão no terminal aéreo.
  
Os homens foram recrutados em diversos estados do Nordeste e estavam em alojamentos considerados irregulares pelos fiscais.
 
 O presidente da CPI também quer ouvir os esclarecimentos da GRU Airport, que administra o aeroporto. A Infraero integra o grupo. O parlamentar já apresentou ao colegiado requerimento para ouvir os responsáveis, bem como pediu diligência da Comissão aos locais onde foram encontrados os operários.
  
“Não é a primeira vez que temos notícia de tráfico de trabalhadores para grandes obras no Brasil. Não pode, em nome do desenvolvimento, um país fechar os olhos para as condições degradantes a que seus trabalhadores são submetidos. É por isto que a Câmara investigará este episódio com a atenção que ele merece”, justificou Arnaldo Jordy.
  
Em maio passado, aproximadamente 80 trabalhadores bengaleses foram encontrados, no Distrito Federal, em situações semelhantes às verificadas por fiscais do Ministério do Trabalho em Guarulhos. Os operários foram recrutados no país de origem por coiotes para trabalhar em obras do Minha Casa, Minha Vida.
 
 

Nenhum comentário: