sexta-feira, 26 de abril de 2013

Jordy e Meira concedem coletiva sobre fusão PPS/PMN

 
Nesta sexta-feira (26), às 16:30, Arnaldo Jordy (ex-presidente do Diretório Estadual do Partido Popular Socialoista - PPS) e César Meira (ex-presidente do Diretório Estadual do Partido da Mobilização Naciona- PMN) concedem entrevista coletiva sobre a criação da Mobilização Democrática (MD), criada a partir da fusão PPS e PMN no último dia 17 de abril. Os líderes falarão sobre as causas que motivaram essa união e sobre as perspectivas do novo partido para o pleito eleitoral de 2014. A entrevista acontece na sede do PPS em Belém, bairro Batista Campos.
  
Novo Partido 
    
O nome escolhido para a união dos dois partidos é o mesmo pensado em 2006, quando as duas legendas, além do PHS, ensaiaram uma fusão, que na ocasião não foi para frente. No comando da nova legenda fica o ex-presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP). Já o deputado Rubens Bueno (PR), atual líder do PPS na Câmara, acumula o posto de secretário-geral e o de líder do MD. A vice-presidência e a tesouraria ficam com um integrante indicado pelo PMN. Tais mandatos terão a duração de dois anos, podendo haver uma única reeleição.
  
A direção nacional fica divida com 40% dos cargos para o PPS e o mesmo percentual para o PMN. O restante (20%) fica aberto para a adesão de integrantes de outras legendas.
  
O MD terá 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. Em todo o Brasil serão 683.420 filiados. No Pará, são cerca de 130 vereadores, dois deputados estaduais e um deputado federal. estaduais
 
Urgência
 
A realização do congresso dos dois partidos ocorreu no último dia 17, ao mesmo tempo em que o plenário da Câmara iniciou o processo de votação do projeto que restringe o acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão às legendas que não tenham disputado eleições.
  
As conversas para uma fusão do PPS e PMN estavam programadas para serem concluídas apenas no meio do ano. Diante da movimentação de integrantes da base aliada do governo para aprovarem a proposta, os dirigentes das duas legendas convocaram o encontro em "caráter de urgência" para decidiram pela união.
  
Janela
 
Com a criação do MD abre-se um prazo de 30 dias para que os políticos mudem para o partido sem o risco de perder o mandato. Esse período é conhecido como "janela".
  
No radar do novo partido está a possibilidade de o ex-governador José Serra deixar o PSDB para ingressar ao MD. O tucano participou na semana passada de evento promovido pelo PPS, onde defendeu a união de forças da oposição contra possível candidatura de Dilma à reeleição.
  
Outra hipótese discutida é o apoio à possível candidatura à Presidência do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ou até mesmo de Marina Silva.
 
Serviço:
 
Coletiva sobre fusão PPS e PMN
Data: 26/04/2013
Local: Sede do PPS - Rua Apinagés, 200 - Entre Mundurucus e Tamoios.
Hora: 16:30h
 
 

Nenhum comentário: