quarta-feira, 7 de março de 2012

Jordy critica oferta o Brasil ao FMI e diz que há muito problema doméstico a ser resolvido


Do Portal PPS
Por William Passos

BRASÍLIA/DF - O vice-líder da oposição, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), disse ontem (6) que o país tem muito problema interno a ser resolvido antes de querer partir para propostas audaciosas como a de oferecer recursos financeiros para ajudar recompor o Fundo Monetário Internacional (FMI).
 
O parlamentar se refere à garantia dada pela presidente Dilma Rousseff à chanceler alemã, Angela Merkel, de que o Brasil poderia participar da recapitalização do FMI. O reforço de capital, por sua vez, ajudaria a zona do euro, que atravessa uma crise financeira.
 
“O Brasil ainda tem uma agenda de testes com sua população no que diz respeito à redistribuição de renda e de investimento em diversas áreas antes se dar ao luxo de ajudar instituições financeiras. Não é por ai, não”, afirmou Jordy. Para o parlamentar, os problemas domésticos são mais urgentes e precisam ser resolvidos logo.

PIB
 
Ainda segundo o deputado, um dos temas sobre os quais o governo deveria se dedicar diz respeito ao pífio crescimento de sua própria economia.

Acaba se sair o resultado do PIB de 2011 e o país avançou apenas 2,7%. No levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a indústria foi o principal setor que contribuiu para a tímida expansão do PIB. No último trimestre de 2011, o chamado segundo setor recuou 0,5% ante o terceiro trimestre.
 

Nenhum comentário: