terça-feira, 23 de maio de 2017

PPS pediu convocação do dono da JBS em CPI

    
   
Por: Assessoria Parlamentar
    
Em sessão realizada no dia nove de setembro de 2015, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que, à época, era membro da CPI do BNDES na Câmara viu seu requerimento de convocação do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo JBS, ser derrotado por 15 votos contrários e nove favoráveis.
  
Após vinte meses da blindagem aos irmãos Batista, patrocinada na ocasião com votos do PT e do PMDB, a JBS é alvo, hoje, de um acordo de leniência e seus donos beneficiados pelo instituto da delação premiada. O grupo pagou R$ 400 milhões em propina a políticos nos últimos anos.
  
Na época em que a CPI funcionava, Jordy criticou veementemente a união de partidos para evitar que Joesley fosse prestar depoimento à comissão parlamentar de inquérito.
  
“O que assistimos aqui é vergonhoso para esta CPI. Depois não querem que se crie suspeição para financiamentos privados de campanha. É preferível enterrar esta CPI a deixar estes personagens emblemáticos sem convocação”, disse Jordy, logo após a sessão que arquivou pedido para o sócio da JBS ser convocado.
  
Jordy queria ouvir explicações da empresa de proteína animal que foi beneficiado por empréstimos vultosos na época em que Luís Inácio Lula da Silva era presidente da República.
  
Voto em separado
   
Por discordar do parecer final, elaborado na ocasião pelo deputado José Rocha (PT-BA), o deputado Jordy apresentou voto em separado em que pediu o indiciamento dos dirigentes do BNDES, dentre eles o presidente do banco, Luciano Coutinho.
  
O deputado do PPS acusou o ex-dirigente do banco de gestão temerária, crimes contra o sistema financeiro, aplicação irregular de verbas públicas e improbidade administrativa.
  
Atualmente, Luciano Coutinho é alvo da operação Bulish, que investiga uma série de aportes feitos pelo braço de participações do banco, o BNDESPar, na JBS e que permitiram a compra de outros frigoríficos no exterior.
  
  
Foto; Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: