segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Audiência pública em Itupiranga pede o fim da violência

      
  

O problema da segurança pública, em especial a ação de milícias armadas, foi tema de audiência pública realizada na sexta-feira, 3, na cidade de Itupiranga, a pedido do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), na condição de membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. O problema veio à tona após o assassinato do conselheiro tutelar Rondineli Maracaipe, morto a tiros no dia 11 de janeiro, em um atentado no qual também saiu ferido a bala outro conselheiro, Jorge Ferreira. Ambos combatiam os crimes cometidos por milícias.
  
Após o crime, Jordy apelou ao secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, e ao delegado geral, Rilmar Firmino, por providências no sentido de apurar o crime que vitimou os dois conselheiros tutelares. Jordy também pediu ao governador Simão Jatene a reativação do programa de proteção dos defensores dos direitos humanos. Em seguida, na sexta-feira, 20, foi feita a prisão de dois suspeitos da execução de Rondineli Maracaipe. Os suspeitos são dois policiais militares, um da ativa e outro da reserva. 
  
As propostas retiradas da audiência serão levadas por Jordy às autoridades: seja reforçada a segurança no município, em vista dos vários depoimentos de famílias que foram à audiência pública denunciar as execuções sumárias feitas por estas milícias; que as famílias das vítimas sejam protegidas, bem com o que haja agilidade nos inquéritos que apuram as mortes das vítimas. Um relatório da audiência será levado por Jordy ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
  
As entidades presentes todas concordaram que o quadro é grave: representantes da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Judiciário estiveram na audiência, que ficou lotada de pessoas pedindo o fim da violência, que ameaça atingir qualquer pessoa, a partir da ação desenfreada de bandidos. Jordy vai continuar a cobrar providências pela preservação da vida humana.
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Nenhum comentário: