segunda-feira, 27 de junho de 2016

Solicitado por Jordy, CPI vai ouvir dirigentes do movimento Bom Senso Futebol Clube

     
Da Agência Câmara
  
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol promove audiência pública na terça-feira (28) com os diretores-executivos do movimento Bom Senso Futebol Clube, Enrico Ambrogini e Ricardo Borges Martins
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), um dos que solicitou o debate, argumenta que esse movimento pela renovação e reformulação do futebol brasileiro pode colaborar com os trabalhos da CPI, que apura denúncias de corrupção envolvendo a FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
   
No Congresso Nacional, o Bom Senso já cobrou a inclusão de contrapartidas ao refinanciamento da bilionária dívida dos clubes com a União, previsto pela Medida Provisória 695/15. “Sabendo que o Bom Senso FC tem como foco central realizar melhorias estruturais no futebol praticado no Brasil, dentre elas a política salarial dos seus jogadores. Assim, o comparecimento de representantes do movimento é fundamental para debater o assunto”, ressaltou Jordy.
   
Já o deputado Fábio Sousa (PSDB/GO), lembra que o movimento Bom Senso FC foi fundado oficialmente em 30 de setembro de 2013, e que nasceu da iniciativa de diversos jogadores preocupados com o atual estado do futebol brasileiro. “Com manifestações em campo, o movimento foi capaz de mobilizar a opinião pública em torno das principais bandeiras para o início de uma profunda reforma no esporte”, completou.
    
A audiência pública está marcada para as 14h30, em local a definir. Em seguida, haverá reunião ordinária para votar requerimentos.
  
A CPI
  
A CPI investiga as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
  
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo à comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
     
  

Nenhum comentário: