terça-feira, 3 de maio de 2016

Deputados do PPS vão ao STF reforçar pedido para julgamento de afastamento de Cunha

  
  
Do Portal PPS
  
Os deputados Rubens Bueno (PR) e Arnaldo Jordy (PA), respectivamente, líder e vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, participaram nesta terça-feira (3) de uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, onde reforçaram o pedido para que a Corte aprecie pedido da Procuradoria Geral da República que recomenda o afastamento do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).
  
Bueno e Jordy integravam uma comitiva composta por deputados de outros cinco partidos políticos.
  
O líder do PPS, durante a audiência, disse a Lewandowski que a Câmara vive dias de constrangimento com a presença de Cunha à frente do comando da Casa e que espera uma resposta do plenário do STF.
  
“São mais de 140 dias desde que o pedido do PGR chegou ao Supremo. É uma matéria que precisa ser apreciada pelos ministros, já que Eduardo Cunha tem usado de manobras, chicanas entre outros dispositivos para não deixar avançar o processo que há contra ele no Conselho de Ética da Câmara”, afirmou Bueno, após o encontro.
  
A preocupação dos parlamentares é de que, em um eventual governo de Michel Temer, (PMDB), Eduardo Cunha poderá ocupar o cargo presidencial, de forma temporária, já que a Constituição Federal diz que o presidente da Câmara é quem assume o posto nestas hipóteses. Os deputados entregaram a Ricardo Lewandowski um documento em que solicitam celeridade na análise da representação da Procuradoria Geral da República.
  
“Os atos do presidente da Câmara já extrapolam as questões internas e o próprio presidente do Supremo tem certeza da gravidade do caso Cunha. E isto é uma notícia que nos anima. Pois é preciso retirar uma meliante da linha sucessória do cargo mais importante do país. Estamos prestes a ter um novo presidente da República e numa eventual saída ou afastamento dele quem deverá assumir em breve é Cunha, ou seja, correremos o risco de ter na cadeira presidencial um personagem delinquente compulsivo”, disse Jordy, também na saída da reunião.
  
PPS assinou pedido para afastamento de Cunha
  
O PPS foi um dos partidos que pediram formalmente ao procurador Rodrigo Janot, em novembro de 2015, o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara.
  
“Cunha se valeu do cargo para impor ao Conselho de Ética da Casa graves obstáculos internos, desde impedimentos administrativos até manobras regimentais, com a finalidade de retardar seu andamento, ou impedir as reuniões daquele colegiado disciplinar”, escreveu os líderes políticos, à época.
    
Arnaldo Jordy também foi um dos primeiros deputados a pedir o afastamento de Eduardo Cunha, quando junto 29 deputados de seis partidos, entrou com representação na Corregedoria da Câmara Federal, por ter mentido aos seus pares na CPI da Petrobrás, quando negou ter contas no exterior, o que foi comprovado posteriormente pelo Ministério Público Federal.
  
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: