sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Para Jordy, governistas tentam impedir avanço da CPI do BNDES

   
  
Do Portal PPS
  
Vice-líder do PPS na Câmara, o deputado Arnaldo Jordy (PA) criticou a blindagem imposta pelos governistas na CPI do BNDES que impediram a convocação do ex-ministro Antônio Palocci para depor no colegiado. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) detectou movimentações financeiras nas contas de Palocci e de suas empresas que chegam aos R$ 215 milhões.
  
A oposição também tentou convocar o pecuarista José Carlos Bumlai, mas os governistas manobraram até que a sessão fosse encerrada em virtude do início da ordem do dia no plenário da Casa. O requerimento, de autoria de Arnaldo Jordy, ficou para ser apreciado na próxima reunião deliberativa da CPI.
  
Os governistas também derrotaram um simples convite feito pelos deputados de oposição para ouvir o procurador Marinus Marsico que chegou a pedir a suspensão de novos empréstimos do BNDES a empresas, alegando gestão temerária da instituição financeira.
  
“Foi uma sessão constrangedora da comissão parlamentar de inquérito. Um técnico do TCU para prestar esclarecimentos sequer pode ser convidado. Não foi convocado o ex-ministro Palocci, não foi convocado o pecuarista Bumlai. Há uma blindagem do PT com apoio da base para encerrar esta CPI”, apontou Jordy.
   
Para o parlamentar, os trabalhos da CPI passam a ficar comprometidos, já que a base governista tem, insistentemente, blindado figuras do meio político e empresarial. Ele citou como exemplos a não convocação de sócios do grupo JBS, do ex-presidente Lula, entre outros.
  
  

Nenhum comentário: