quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Para Jordy, política do BNDES de produzir campeões nacionais foi equivocada

  
  
Do Portal PPS
  
Em audiência pública da CPI do BNDES que ouviu hoje (29) o presidente da LBR Lácteos Brasil, Nelson Sampaio Bastos, o vice-líder do PPS na Câmara, Arnaldo Jordy (PA), criticou a diretriz do banco de conceder financiamentos subsidiados a determinados grupos econômicos, a chamada política dos “campeões nacionais”.
  
A LBR recebeu aporte de R$ 450 milhões do banco e entrou em processo de recuperação judicial.
  
Para o deputado do PPS, o caso da empresa de laticínios se assemelha ao do Frigorífico Independência, que também recebeu recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e, meses após o aporte, entrou em sérias dificuldades financeiras, perdendo a capacidade de honrar suas dívidas. 
  
“Algo esta errado. Esta CPI foi uma exigência da opinião pública por conta das suspeitas de tráfico de influencia, de certas promiscuidades envolvendo o maior banco de fomento do mundo. Temos o dever constitucional e cívico de colaborar para que as coisas melhorem. Esta política de campeões produziu coisas muito esquisitas, precisamos corrigir isto”, cobrou Jordy.
   
O deputado paraense disse que é de conhecimento de muitas pessoas o caso de diversos empresários que recorreram a empréstimos do BNDES e jamais conseguiram contratar com o banco. Para ele, há certos privilégios a grupos econômicos em detrimento de outros.
  
Jordy citou o caso do frigorífico JBS, que recebeu recursos vultosos do BNDES e que, na sua avaliação, foi “blindado” pela própria CPI. Requerimento de convocação dos sócios da empresa processadora de proteína animal foi rejeitado pelo colegiado no início de setembro. O grupo é um dos maiores doadores de recursos financeiros para campanhas eleitorais e um dos grandes beneficiados pelos empréstimos subsidiados do banco de fomento.
  
  

Nenhum comentário: