quinta-feira, 3 de setembro de 2015

No Ministério da Cultura, Jordy reafirma compromisso pela revitalização do Teatro São Cristóvão

    
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) e o secretário de Estado de Cultura do Pará, Paulo Chaves, foram recebidos em audiência nesta quarta-feira (2), pelo Ministro de Cultura, Juca Ferreira. A presidente do IPHAN – instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Jurema Machado, também participou da reunião, onde foram tratados temas de interesse do Estado.
  
Foi apresentado ao Ministro o projeto de reforma e revitalização Teatro São Cristóvão, que por muitos anos foi palco das mais variadas manifestações culturais do Pará, como o Pássaro Junino. Localizado em área nobre de Belém, o Teatro corre o risco de perder seu terreno para a especulação imobiliária. Na proposta de revitalização, está previsto o desembolso de recursos do governo do Pará, bem como do governo federal, através do Ministério da Cultura.
    
Arnaldo Jordy reiterou a importância da preservação do espaço, lembrando que já esteve reunido com duas ministras que antecederam Juca Ferreira, Anna de Holanda e Marta Suplicy, e que luta para que mais este pedaço da história do Pará não seja perdido. “O Teatro São Cristóvão foi local de talvez uma das manifestações culturais mais genuínas do Pará, que é o Pássaro Junino”, afirmou o parlamentar, reafirmando seu engajamento para a preservação do patrimônio histórico e cultural.
  
Paulo Chaves apresentou ao Ministro um vídeo, no qual é apresentada a atual situação do teatro e uma simulação computadorizada, de como ficará o espaço ao final das obras. Chaves destacou que a essência do São Cristóvão será preservada, porém receberá novos equipamentos públicos, a fim de garantir o conforto do público.
  
O Ministro afirmou compreender a importância da preservação do espaço e que fará o que estiver ao seu alcance para que o Teatro continue a ser um local público voltado para a cultura, designando a assessoria técnica para efetivar os estudos necessários para avanço do projeto. “Espero poder honrar o compromisso feito por minhas antecessoras”, afirmou o Juca Ferreira, que lamentou o contingenciamento de verbas, face à conjuntura econômica atual.
  
Chauffeurs
  
Também conhecido como Teatro dos Pássaros, por ter abrigado a manifestação folclórica de Pássaros Juninos - que só ocorre no Pará -, o antigo prédio foi sede da extinta União Beneficente dos Chauffeurs do Pará e está fechado há mais de 12 anos. Construído na década de 30 e apesar de tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC), da Secult e pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o prédio encontra-se deteriorado.
  
Ópera
  
O secretário Paulo Chaves fez a Juca Ferreira, convite para o 14º Festival de Ópera do Theatro da Paz, que acontece em Belém até o dia 19 de setembro.
   
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
  
   

Nenhum comentário: