sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jordy destina recursos para recuperação da Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci

  
    
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) destinou recursos ao Orçamento da União deste ano, via emenda parlamentar no valor de R$ 320,5 mil, para a restauração do Chalé Tavares Cardoso, onde funcionou a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci. A recuperação do prédio é uma reivindicação de diversos grupos organizados de moradores, que esperam pelo resgate da cultura e da história da Vila Sorriso.
  
O Chalé Tavares Cardoso é um legítimo representante da arquitetura eclética do ciclo da borracha, que resiste ao tempo e ao abandono e precisa urgentemente de restauração, para que volte a abrigar a Biblioteca Pública, a única de Icoaraci e tradicional local de estudos e encontros de estudantes desde a década de 1970.
  
O Chalé Tavares Cardoso foi construído entre 1870 e 1912, pelo português Eduardo Tavares Cardoso, proprietário da Livraria Universal, durante a Belle Époque na Amazônia, quando verdadeiros marcos da arquitetura na Amazônia foram erguidos, tais como o Mercado do Ver-o-Peso e o Theatro da Paz. O Chalé é um desses símbolos do nosso patrimônio, que merece permanecer de pé, para mostrar que temos história.
  
O nome da biblioteca homenageia o advogado, médico, professor, jornalista e poeta Raymundo Avertano Barreto da Rocha, que presidiu a Academia Paraense de Letras e teve ativa participação na vida social e política do Estado no século passado.
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
   
  

Nenhum comentário: