segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jordy pede a CPI para investigar contratos do BNDES com empreiteiras de Belo Monte

  
Do Portal PPS
    
Na próxima terça-feira (25), a CPI do BNDES apreciará uma pauta de requerimentos que contém mais de cem pedidos. Entre os quais está um de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que solicita ao BNDES cópias dos contratos de financiamentos firmados entre empreiteiras que ergueram a usina hidrelétrica de Belo Monte (Altamira-PA) e o banco de fomento. Há suspeitas de pagamento de propina pelos empresários para obtenção do contrato com o governo federal.
  
O presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, cuja empreiteira tem 16% dos contratos do consórcio responsável pela construção da usina, afirmou em delação premiada à justiça federal, na esteira da operação Lava Jato, que a empresa pagou ao PT e ao PMDB cerca de R$ 51 milhões para cada um, como garantia em contratos naquela que é a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. 
  
O parlamentar do PPS pede à instituição a relação completa das operações financeiras que beneficiaram pelo menos 10 empresas que formaram o consórcio para participar da construção do empreendimento.
  
“É imprescindível que a CPI tenha acesso a toda documentação referente à essa operação, de forma a avaliar como foi possível que uma Instituição da qualidade técnica do BNDES tenha aportado recursos públicos vultuosos em uma obra superfaturada”, justifica o vice-líder da bancada.
   
O requerimento exige ainda que o banco de fomento envie relatórios de avaliação, acompanhamento e auditoria do mencionado projeto, elaborados pela equipe técnica interna ou por consultorias contratadas pelo BNDES.
   
  

Nenhum comentário: