quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Jordy defende o crescimento científico na Amazônia, como fator de desenvolvimento

 
   
A Comissão da Amazônia e Integração Regional promoveu debate, nesta terça-feira (19), para discutir a situação da pesquisa científica na região Amazônica.
  
Reitores de universidades e diretores de centro de pesquisas baseados nos Estados amazônicos, apresentaram na audiência pública, uma radiografia do desenvolvimento científico na região, apontando os gargalos que impedem um crescimento efetivo, tal como a dificuldade de fixação de doutores e pesquisadores na região ou a carência de recursos financeiros.
 
Os palestrantes foram unânimes em reconhecer a riqueza da floresta Amazônica, dona de uma das maiores biodiversidades do planeta e na dificuldade em transformar esta riqueza em desenvolvimento socioeconômico para a população, como pode ser observada pelos baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH de várias cidades da região.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) voltou a citar o descaso do Estado brasileiro para com a região, que seria vítima de um modelo federativo que trata a Amazônia como um almoxarifado, como meros fornecedores de matéria-prima, revelado no baixo volume de investimentos destinados à pesquisa científica para os Estados da região. "Precisamos dar um basta nesta situação, pois apesar de possuirmos uma riquíssima biodiversidade, termos grandes universidades e centros de pequisa de reconhecimento internacional, ainda somos carentes de investimentos capazes de proporcionar um crescimento necessário e à altura do desafio para o desenvolvimento da região, baseado na pesquisa científica”, completou o parlamentar.
   
Tanto Jordy, quanto os demais parlamentares que participaram da audiência, defenderam a necessidade de encontrar propostas concretas para o enfrentamento da questão, as quais devem ser discutidas em um seminário a ser agendado pela comissão.
 
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
   
  

Nenhum comentário: