quarta-feira, 13 de maio de 2015

Para Jordy, Fies hoje é "pesadelo"

  
Para Jordy, Fies hoje é
 
Do Portal PPS
Por Luis Zanini

     
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) criticou, nesta terça-feira (13), o governo federal pelo descontrole sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e alertou que o aumento autorizado de 6,41% no programa não está sendo observado pelas instituições de ensino superior privado.
  
“O Fies, que já representou a esperança de inclusão pelo caminho do conhecimento, do saber, da educação, da ciência, hoje passou a ser um pesadelo na vida dos jovens brasileiros”, disse, ao afirmar do plenário da Câmara que o reajuste está “gerando um impasse”.
    
Ele fez um apelo para que a Defensoria Pública da União ingresse com ação para garantir que o contrato de financiamento do Fies de todos os estudantes do ensino superior das escolas particulares do país seja pago depois da conclusão do curso.
 
Jordy cobrou ainda empenho do MEC (Ministério da Educação) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar), que gerenciam o programa, para a solução do problema. 
  
“Existem ainda os que fizeram o chamado pré-contrato, termo que formaliza a expectativa de direito a milhares de jovens de ingresso no programa, que precisa ser urgentemente resolvido”, disse, ao referir-se aos cerca de 178 mil alunos que iniciaram o pedido de crédito do Fies, mas o processo ficou “incompleto”, de acordo com o MEC.
  
“Lamentavelmente, um programa que era um sonho para muitas famílias e muitos jovens no Brasil, o Fies se transformou em um verdadeiro pesadelo”, reafirmou Jordy.
  
Segundo o MEC, em 2014 foram firmados 731.723 contratos pelo Fies contra 252.442 no primeiro semestre deste ano.
  
Debate
  
Arnaldo Jordy é autor em conjunto com o deputado Moses Rodrigues (PPS/CE) já provado nas Comissões de Educação e Amazônia e Integração Nacional, para realização de audiência pública como objetivo de discutir a situação do Fies e do Pronatec Rural, com representantes do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
   
  
Foto: Robson Gonçalves 
  

Nenhum comentário: