sexta-feira, 29 de maio de 2015

Deputados protocolam CPI do Futebol

 
  
Do Portal PPS
  
O vice-líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), é um dos autores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a Máfia do Futebol, juntamente com o deputado João Derly (PCdoB/RS), protocolada nesta quinta-feira (28) na Mesa Diretora. O documento contou 200 assinaturas de parlamentares. Para que o requerimento fosse aceito pela Mesa Diretora seria preciso, no mínimo, de 171 assinaturas.
  
A CPI foi motivada pelas recentes prisões de dirigentes da Federação Internacional de Futebol na Suíça, pela polícia federal norte-americana (FBI), na qual o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e atual vice-presidente da CBF José Maria Marin, foi também detido e pode ser extraditado para os Estados Unidos para julgamento em uma investigação de suborno para dirigentes aprovarem as sedes da copa do mundo da África do Sul e do Qatar, dentre outras, além da manipulação de resultados de jogos no campeonato brasileiro e sul-americano. 

Para Jordy, que é membro da Comissão do Esporte, finalmente as caixas pretas da CBF e da Fifa podem ser abertas, depois de várias tentativas de investigação de supostos desvios de recursos, inclusive públicos, e irregularidade na movimentação das verbas da entidade.
  
Em 2013, houve uma tentativa de criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias de corrupção na CBF, mas foi sufocada pela “bancada da bola”. Agora, ele acredita que, com os escândalos da propina na Fifa, as investigações ganharão força.
   
“Há acusações gravíssimas de que dirigentes da CBF estejam envolvidos neste escândalo. O Congresso brasileiro precisa colaborar com as autoridades envolvidas nesta investigação e mostrar os tentáculos desta quadrilha entranhada no futebol”, justifica Jordy.
    

Nenhum comentário: