terça-feira, 24 de março de 2015

Secretaria de Aviação garante investimentos em aeroportos no Pará

  
  
Brasília/DF – Prefeitos de várias regiões do Pará estiveram em audiência com o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, nesta terça-feira (24) na capital federal, onde trataram de investimentos previstos em aeroportos por todo Estado. A audiência foi solicitada pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA).
  
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) projeta investimentos de R$ 2 bilhões na construção ou reforma de 80 aeroportos regionais em oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, como parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Em todo país, estão previstas obras em 270 aeroportos regionais, que se iniciarão no segundo semestre deste ano.
  
No Pará serão 24 municípios atendidos na primeira fase do Programa, com investimentos de 443 milhões de reais, em municípios como Afuá, na Ilha do Marajó, Santana do Araguaia, Tucuruí, Castanhal e na capital Belém.
  
Para Jordy, os investimentos nos aeroportos na região, são imprescindíveis para o desenvolvimento, tanto do Pará quanto de toda Amazônia, onde a ausência e a precariedade das estradas fazem o transporte aéreo ser de extrema necessidade. “O Pará tem uma das maiores defasagem de estrutura aeroportuária do país, em detrimento de suas dimensões continentais, e novos aeroportos e em condições e adequados às normas vigentes, é uma necessidade imperiosa para do povo do Pará e portanto, festejamos o anúncio dos investimentos e fiscalizaremos a realização dos projetos previstos”, afirmou o parlamentar.
  
Segundo o Ministro Eliseu Padilha, os 270 aeroportos regionais serão adequados para receber aviação regular, sendo que 55 já tiveram seus anteprojetos autorizados. “A partir deste programa, teremos a possibilidade de operar com as aeronaves correspondes ao tipo do aeroporto, num padrão internacional de segurança por toda Amazônia, por exemplo, garantindo a expansão da malha para integração do território nacional, desenvolvimento dos polos regionais, fortalecimento dos centros de turismo e a garantia do acesso das comunidades isoladas à saúde e inclusão social e o Pará será importante nesta rede que está sendo estabelecida”, afirmou.
   
Além de aproximar a população e conectar melhor o país, o programa tem como meta interiorizar o desenvolvimento econômico. Hoje, o PIB da região Norte representa 5,3% do país, ou seja: R$ 53 bilhões. Segundo Pesquisa do Fórum Econômico Mundial, o Brasil lidera o ranking dos países quando o assunto é “atrativo natural”, com a Amazônia tendo grande influência nesse resultado. Porém, segundo o anuário da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, o Norte ainda é a região onde menos se voa no Brasil.
    
Atualmente, cerca de 80 dos 270 aeroportos listados no Programa operam aviação regular. Com a adequação de pista, terminal de passageiros, torre de navegação aérea e seção contra incêndio previstos, todos os 270 aeródromos terão condições de oferecer voos comerciais.
  
Estiveram presente na audiência, prefeitos e representantes de Redenção, Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, Parauapebas e Chaves. Representando o governo do Pará, esteve Taciano Rocha Silva, auditor de aeronavegabilidade e operações aéreas.
  
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
  
  

Nenhum comentário: