segunda-feira, 23 de março de 2015

Energia Solar: Jordy quer debater potencial nacional

   
Brasília/DF – As Comissões de Minas e Energia (CME) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal, aprovaram a última quarta-feira (18) requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que prevê a realização de audiência pública para tratar do potencial nacional para geração de energia solar fotovoltaica e dos incentivos necessários ao desenvolvimento desta fonte energética no país.
  
De acordo com o requerimento, o Brasil é um dos países do mundo com maior índice de irradiação solar e um dos primeiros em geração hidrelétrica. Porém em 2014, em meio a uma estiagem prolongada – fruto das mudanças climáticas -, a geração de energia das hidrelétricas ficou comprometida, fazendo com que cada vez mais o Governo Federal tenha que utilizar as termelétricas, que além de altamente poluentes, também são custosas.
  
O preço do MWh de eletricidade vinda das térmicas brasileiras ultrapassou o patamar dos R$ 800,00 – valor quase quatro vezes mais alto que o da fonte solar, negociado ao preço médio de R$ 215,12/MWh. O peso dessa política foi sentido no bolso pelo brasileiro: do Norte ao Sul do país as contas de luz sofreram aumentos de ao menos 50% do último ano para cá. 
  
De acordo com Arnaldo Jordy, “se apenas 10% da área degradada da Amazônia fosse coberta por painéis solares, seria possível gerar toda a eletricidade consumida atualmente pelo país. Apesar disso, o potencial da fonte segue despercebido pelo Governo, que continua a investir numa matriz elétrica baseada em hidrelétricas e térmicas e, portanto, devemos estudar novas fontes energéticas”, afirmou o parlamentar.
  
Para a audiência, que será ainda terá sua data divulgada, serão convidados representantes do Greenpeace Brasil; do Ministério de Minas e Energia (MME); da ANEEL; da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e Roberto Zilles, Chefe da Divisão de Energia e Ambiente do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo – USP.
  
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
  
  

Nenhum comentário: