sexta-feira, 13 de março de 2015

Solicitado por Jordy, Comissão de Esporte debaterá doping no esporte nacional

  
Brasília/DF – Foi aprovada nesta quinta-feira (12) na Comissão do Esporte da Câmara Federal, requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), no qual é solicitada audiência pública para debater a questão do doping esportivo no país. De acordo com o documento aprovado, casos de doping em várias modalidades esportivas têm crescido e chamado atenção pública, decepcionando tanto atletas como aficionados por esportes de todas as idades.
    
Para o vice-líder do PPS e autor do requerimento, “estamos dando vazão a uma preocupação que está nos noticiários esportivos, tanto nacionais quanto internacionais, onde a contaminação da prática do doping no esporte é assustadora, com estatísticas demonstrando o fato de forma inequívoca, e portanto precisamos urgentemente construir medidas que possam regular a questão do combate ao uso de substâncias proibidas pelos atletas”, afirmou o parlamentar, que citou o recente caso do lutador de artes marciais mistas (MMA) Anderson Silva, flagrado em exame antidoping.
  
Jordy afirmou ainda “que não pode-se deixar que a fraude suplante o talento natural humano, devendo por isso, discutir e debater formas legislativas concretas de regular e combater as atividades esportivas ante a ameaça do doping no país”.
  
O caso mais famoso de dopagem no esporte é o do ciclista Lance Armstrong, conhecido por ser uma lenda do ciclismo e ter vencido a Volta da França sete vezes (de 1999 a 2005). Armstrong teve todos seus títulos cassados, e responde processo de vários patrocinadores. Segundo especialistas, o doping não está perto de acabar no esporte, chegando, em algumas modaldiade, a imperar em até 90% dos atletas.
    
Para a audiência, cuja data será definida em breve, serão convidados Francisco Radler de Aquino, professor e Coordenador do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LABDOP), do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ); Eduardo Henrique de Rose, médico e professor em Medicina do Esporte da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Membro do Conselho de Fundação e da Comissão de Saúde, Ciência e Medicina da Agência Mundial Antidoping / World Anti-Doping Agency (WADA) e Membro da Comissão Médica e Científica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); e Marco Aurélio Klein, Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte.
  
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
   
  

Nenhum comentário: