sexta-feira, 20 de junho de 2014

Jordy elogia exemplo de civilidade de torcedores japoneses na Copa

 
Da Agência Câmara
Por Geórgia Moraes  
 
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), elogiou o exemplo dado por torcedores japoneses que assistiram à estreia de sua seleção na Copa do Mundo. Depois da derrota da sua equipe por 2 a 1 para a Costa do Marfim, no final de semana passado, na Arena Pernambuco, os nipônicos deram uma lição de civilidade: munidos de sacos plásticos, recolheram o lixo produzido por eles durante os 90 minutos da partida.
 
Tóquio é considerada uma das cidades mais limpas do mundo. Os japoneses têm o costume de carregar sacos plásticos para colocar seu lixo dentro, que é descartado em recipientes localizados em frente a supermercados e lojas de conveniência.
 
Para Jordy, o exemplo dos torcedores serve de ensinamento às autoridades e aos cidadãos brasileiros. "Esse é um paradigma que impõe comportamentos novos, um olhar novo, uma consciência nova à sociedade e ao Estado”, disse.
 
Consciência
 
Na avaliação do parlamentar, a organização da Copa deveria ter preparado materiais sobre a correta destinação do lixo. “Faltou fazer cartilha, veicular propagandas nos meios de comunicação e aproveitar esse momento para ampliar nossa consciência de que o modo de produção e consumo no Brasil não permite mais o mesmo comportamento", argumentou.
   
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, durante os 64 jogos da Copa, o Brasil poderá gerar 320 mil toneladas de lixo. As 12 cidades-sede e suas regiões metropolitanas serão responsáveis pela produção de 35% dos resíduos sólidos urbanos do País, algo em torno de 91 mil toneladas de lixo geradas por dia.
 
Cidadania
 
A especialista em sustentabilidade Denise Pereira Curi também afirmou que essa é uma lição de casa para o brasileiro. "É uma questão de cidadania. Temos de respeitar nossas cidades sempre, sermos educados a não jogar lixo na rua. O estádio não é da Fifa, é nosso", declarou.
 
Todo o lixo sólido produzido nos 12 estádios que receberão os jogos do Mundial será coletado e encaminhado à reciclagem em cooperativas. A Coca-Cola, em parceria com a Fifa, será a responsável pela ação de gerenciamento dos resíduos. No geral, serão 840 catadores capacitados para a coleta.
   
 

Nenhum comentário: