sexta-feira, 16 de maio de 2014

Comissão de Direitos Humanos divulga relatório onde aponta caos no SUS

 
  
Belém/PA - Na manhã desta sexta-feira (16), durante apresentação do relatório da situação dos hospitais de urgências médicas do SUS, inclusive Belém, realizado pelo Grupo de Trabalho da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que coordenou o grupo, afirmou que o principal motivo desse grupo de trabalho ter sido formado foi o caos que a saúde brasileira se encontra. “É inadmissível que a saúde pública do nosso país, a nação com o sexto PIB (Produto Interno Bruto) mundial, esteja numa situação de calamidade, caos total”.
  
Jordy afirmou que a situação está nesse pé por causa da corrupção, da falta de gestão nas instituições de saúde pública, do desperdício e pela pouca utilização dos recursos destinados a elas. “Este problema não pode mais ser tratado apenas como caso de saúde pública, mas como um problema de direitos humanos, pois a saúde é um direito de todos”, declarou o deputado.
 
Ao falar sobre a relação entre a saúde privada, a saúde pública e os desvios que acabam acontecendo do SUS para os planos de saúde Jordy diz que “a saúde privada é complementar e tem que ser tratada como tal. Mas não é o que vemos no dia-a-dia. O que vemos é a ineficiência dos dois sistemas de saúde”, criticou.
 
Participaram da apresentação, no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), João Gouveia, presidente do Sindmepa, o médico Antônio Carlos Rocha, diretor do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Milena Caldato, coordenadora do curso de Medicina do Cesupa, além de médicos e representantes de instituições ligadas ao setor de saúde.
 
Da Assessoria - Belém
  
 

Nenhum comentário: