terça-feira, 22 de abril de 2014

Jordy elogia condenação da Zara por trabalho escravo

 
 
Do Portal PPS
Por William Passos
 

Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) elogiou nesta terça-feira (22) decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) que condenou a confecção Zara por manter trabalhadores em situação análoga à de escravidão.
   
Na semana passada, o juiz Álvaro Emanuel de Oliveira Simões afirmou em sua decisão que a grife adquiria mais de 90% da produção da empresa Aha que é parceria da Zara. Além disso, a fiscalização do MTE constatou que todos funcionários encontrados em condições degradantes trabalhavam exclusivamente na confecção de peças da marca espanhola.
  
“Evidentemente, no País que tem a sétima economia do planeta, não se justifica a prática de trabalho análogo ao escravo. Eu espero que essa decisão da Justiça do Trabalho de São Paulo possa inspirar outros Tribunais de Justiça do Trabalho no sentido de condenar essa prática que submete trabalhadores, seres humanos, à condições análogas ao trabalho escravo”, disse Jordy, da tribuna da Câmara.
 
O deputado do PPS lembrou que foram produzidos autos de infração em função de 52 trabalhadores terem sido encontrados em condições subumanas de trabalho, dentre os quais 16 bolivianos e outros brasileiros. “Parabéns à Justiça do Trabalho, parabéns ao juiz”, acrescentou Jordy.
   
A confecção também foi condenada ao pagamento de R$ 20 mil e dos honorários de R$ 200 mil, fixado em 20% do valor da causa.
 
  

Nenhum comentário: