terça-feira, 15 de abril de 2014

CPI aprova oitivas para esclarecer caso de brasileira traficada aos dois meses de vida

     
 
Do Portal PPS
Por William Passos

  
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas aprovou nesta terça-feira (15) cinco requerimentos de convocação de pessoas ligadas ao caso da brasileira, que foi naturalizada na França, Charlotte Merryl Victória Cohen Tenoud Ji, que teria sido traficada em 1987, quando tinha apenas dois meses de vida. Os pedidos foram apresentados pelo presidente da CPI, Arnaldo Jordy (PPS/PA).
 
Charlotte tem hoje 27 anos, estudou cinema em Paris e tenta descobrir a real história sobre sua adoção. Ela nasceu em São Paulo, mas foi levada ainda bebê para a França. Segundo Charlotte, que prestou depoimento aos deputados, na semana passada, na versão contada pelos pais franceses, ela havia sido achada em uma lata de lixo no Brasil e adotada por eles, história que a vítima diz não acreditar.
 
Nos requerimentos apresentados à CPI, Jordy pede para que sejam ouvidos a ex-diretora do abrigo por onde teria passado Charlotte, Guiomar Morsell (ex-diretora do orfanato Lar da Criança Menino Jesus, em São Paulo/SP); Maria das Dores Pinto da Mota, registrada com mãe de Charlotte na certidão de nascimento brasileira; e Marisa Cabral, dona da casa onde a cineasta teria nascido.
 
Os deputados também convocaram José Aurenildo de Souza, ex-motorista do orfanato que supostamente levava as crianças para adoção. Já o juiz Carlos Antonio da Costa, da 3ª Vara Cível de São Paulo, também deve ser ouvido pela comissão, mas na condição de convidado.
 
“É imprescindível, portanto, que tenhamos o depoimento destas pessoas para que, com seus testemunhos, possam dar os esclarecimentos necessários para a elucidação de todos os fatos que envolvam esta investigação”, justificou Jordy. Ainda não foi definida a data em que os depoimentos ocorrerão.
   
   

Nenhum comentário: