quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comissão de Meio Ambiente discute tecnologias limpas com delegação da Finlândia

 
O Ministro de Meio Ambiente, o Embaixador e uma delegação de empresários do setor de tecnologia limpa da Finlândia foram recebidos nesta quarta-feira (2), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal, pelo presidente da comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), pelo vice-presidente, Francisco Penna (PV/RJ) e por deputados membros do colegiado.

A delegação está no Brasil visitando autoridades, representantes da sociedade civil e do empresariado, apresentando as soluções do país europeu no setor de meio ambiente, como geração de energia a partir de recursos renováveis (biocombustíveis e biomassa), mineração, manejo florestal e no aproveitamento de resíduos sólidos, dentre outros.
 
A Finlândia é umas das líderes mundiais na proteção e em leis ambientais, sendo referência inclusive para outros países europeus, segundo o Ministro da área, Ville Niinistö. “Somos o primeiro país em utilização de biomassa, e o Brasil está em segundo lugar, mas ainda assim temos muito a aprender e a compartilhar nesta área”, afirmou, ressaltando ainda que a legislação finlandesa prevê, por exemplo, que 1% dos municípios tenha ações de tecnologia limpa em suas administrações.
   
Para o presidente da CMADS, é importante que haja o intercâmbio de tecnologias sustentáveis entre os dois países, aproveitando a larga experiência dos finlandeses no tema. “O Brasil, detentor de grandes florestas, como a Amazônica, de inestimáveis biomas e engajado no processo de luta de proteção ambiental, possui necessidade e potencial da utilização de tecnologias limpas e renováveis. Porém agora é que estamos dando vida às legislações pertinentes, como o código Florestal e de Mineração”, afirmou o parlamentar, chamando a atenção para os mais de 75 bilhões de dólares investidos pela Finlândia ao ano em tecnologias de sustentabilidade, conta compartilhada pelo governo e pelo empresariado.
   
Gargalos
 
Jordy comentou ao Ministro problemas crônicos de infraestrutura do país, como entraves a serem vencidos para se alcançar a proteção ambiental desejada, como a insuficiente rede de esgoto na região Norte, que segundo ele “não alcança 10% da população, fazendo com que os resíduos sejam despejados diretamente em rios e mananciais, poluindo por vezes, fontes de abastecimento de água”.
 
Os parlamentares fizeram questionamentos ao ministro, que revelou ainda que 70% das florestas da Finlândia são nativas, contra 55% das florestas brasileiras e que o país atualmente tem 38% de sua energia oriunda de fontes renováveis, e que até 2030, a meta é que seja alcançado os 50%.
 
Participaram também da reunião os deputados Valdir Collato (PMDB/SC), Alfredo Sirkis (PSB/RJ) e Leonardo Monteiro (PT/MG), os quais também foram convidados pelo Ministro Niinistö a visitar o país nórdico, para conhecer as experiências em tecnologias limpas desenvolvidas e aplicadas.
   
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: