terça-feira, 25 de março de 2014

Jordy destaca gravidade da poluição e do desperdício da água no Brasil

 
Do Portal PSS
Por William Passos

 
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) citou a poluição como uma das grandes culpadas pelo risco de desabastecimento de água e disse que prefeituras, União e estados são estéreis na contenção do problema.
 
Ao registrar a passagem de 22 de março, que é o Dia Mundial da Água, o parlamentar disse que o Brasil não preserva bem este recurso. “A bacia do Tietê, por exemplo, está interligada com a bacia do Prata e a poluição do rio Tietê já chegou até lá. A poluição é o grande problema. Este quadro é agravado pela falta de saneamento básico, que faz com que mais de 20% dos lares brasileiros lancem seu esgoto em córregos, rios e represas. E os executivos são estéreis na busca por soluções deste problema”, detalhou Jordy.
 
 
O presidente da Comissão de Meio Ambiente lembrou ainda que apenas 2,8% da água existente no planeta são doces, dos quais mais de dois terços ficam em geleiras, o que inviabiliza seu uso. “No fim das contas, menos de 0,4% da água existente na Terra está disponível para atender às nossas necessidades, mas efetivamente potável, apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é própria para o consumo”, acrescentou o deputado.

O desperdício também foi apontado por Arnaldo Jordy como um vilão que contribui para a escassez do recurso hídrico. O país possui bons índices de chuva, um dos maiores rios do mundo e o maior aquífero, o Guarani - um reservatório subterrâneo que se estende por 1,2 milhão de quilômetros quadrados abrangendo oito estados brasileiros, além de áreas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Mas há muito desperdício”, alertou.
 
Confira o discurso aqui (https://www.youtube.com/watch?v=kATMJHMSgiI) caso seu navegador não abra diretamento vídeo.
  
 

Nenhum comentário: