quarta-feira, 19 de março de 2014

Homenagem à luta contra o racismo

 
Foto: Robson Gonçalves
    
Do Portal PPS
Por William Passos
 
Em nome do seu partido, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) prestou homenagens, nesta terça-feira (18), a dois líderes da luta contra a discriminação racial no Brasil, Abdias Nascimento e Francisco José do Nascimento. Foi durante sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados.
   
Abdias foi poeta, jornalista, ator, pintor, escritor e ativista do movimento negro. Ele começou sua luta ainda como estudante em 1936, ao protestar contra a exigência de entrar em uma boate do interior de São Paulo pela porta dos fundos. Em 1947, criou o jornal O Quilombo e foi perseguido pela ditadura militar. Foi também deputado federal e senador.
  
Abdias foi indicado em 2009 ao Prêmio Nobel da Paz em função de sua defesa pelos direitos civis e humanos.
 
Outro homenageado pelo PPS foi Francisco José do Nascimento. Ele foi marinheiro e coordenou um movimento de paralisação no final do século XIX na zona portuária de Fortaleza. A ordem era para que nenhum jangadeiro ou trabalhador do mar transportasse escravos em suas embarcações.
 
Dragão do Mar, como era carinhosamente chamado, participou ativamente do movimento abolicionista cearense. “A luta contra a intolerância, contra a discriminação racial deve ser diária, de todos nós, que entendemos que vivemos numa sociedade democrática, onde todos têm os mesmos direitos e deveres, não existindo diferenças em virtude da cor da pele”, disse Arnaldo Jordy.
 
O parlamentar lembrou ainda dos recentes episódios de racismo ocorridos no Brasil e no mundo, que condenou veementemente. "É lembrando a luta diária que devemos travar que homenageio Abdias e Francisco do Nascimento, que foram heróis na batalha contra a discriminação racial no Brasil”, acrescentou o parlamentar do PPS.
 
Jordy destacou ainda que os dois líderes do movimento negro colocaram a vida deles para combater a intransigência e a favor dos direitos humanos.
 
 

Nenhum comentário: