segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CPI do Tráfico de Pessoas faz diligência em obras do aeroporto de Guarulhos

 
Do Portal PPS
Por William Passos
  
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas realizarão, na próxima segunda-feira (9), diligência ao canteiro de obras para ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
   
A CPI, que é presidida por Arnaldo Jordy (PPS/PA), pretende verificar as condições do local, três meses após operação do Ministério Público e do Ministério do Trabalho constatar que a construtora OAS e a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, submetiam trabalhadores a condições análogas à escravidão em obra do novo terminal de passageiros.
   
A operação conjunta resgatou 111 trabalhadores de 11 alojamentos próximos à obra no período de 6 a 21 de setembro, vivendo em moradias precárias. Seis deles eram índios que pertencem à tribo Pankararu. Os operários foram recrutados em estados do Nordeste com a promessa de trabalhar na obra, mas descobriram que constavam apenas numa espécie de “cadastro reserva” e foram abandonados pela empreiteira.
 
Participam da comitiva ao aeroporto de Guarulhos os deputados Arnaldo Jordy e Paulo Freire (PR/SP). Os parlamentares também terão audiência com procuradora do Trabalho que acompanha o caso, Christiane Vieira Nogueira.
  
 

Nenhum comentário: