terça-feira, 29 de outubro de 2013

Operação Garina: CPI quer ouvir acusados de tráfico de mulheres

 
Do Portal PPS
 
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), anunciou nesta terça-feira (29) que pedirá a convocação do músico Wellington Edward Santos de Souza, conhecido como Latyno. Souza foi preso durante a operação Garina, da Polícia Federal, juntamente com outros quatro brasileiros e dois angolanos por tráfico internacional de mulheres, rufianismo, favorecimento da prostituição e associação criminosa.
  
O grupo foi denunciado pela Justiça Federal em São Paulo. A quadrilha é acusada de, ao longo de sete anos, movimentar mais de US$ 45 milhões. A PF informou que até 100 mulheres por ano eram enviadas ao exterior por meio deste esquema que mantinha as vítimas em cárcere privado, além de reter os documentos das vítimas.
  
Segundo o Ministério Público Federal, a organização criminosa levava as brasileiras para Portugal, África do Sul e Angola. Neste último país, o grupo teria o comando de Bento dos Santos Kangamba – que é general e parente do presidente angolano. A CPI enviará ofício para a embaixada de Angola pedindo esclarecimentos sobre a situação.
  
A intenção do deputado Jordy é colocar em votação a convocação de Wellington na próxima reunião da CPI, marcada para a semana que vem. O presidente da CPI apresentará também um convite para ouvir o delegado da Polícia Federal, Luiz Carlos Ratto Tempestini, que foi o responsável pela operação Garina.
   
“Talvez, tenhamos aqui um dos maiores esquemas já descobertos em território brasileiro, com ramificações no exterior, o que exigirá das autoridades brasileiras, incluindo a CPI, a máxima investigação para descobrir se há, eventualmente, outras conexões desta organização criminosa”, justificou Jordy.
 
   

Nenhum comentário: