quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Câmara debaterá bioenergia a pedido de Jordy


Do Portal PPS
Por William Passos

 
A comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta quarta-feira (30) requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), para realização de audiência pública com o objetivo de discutir o uso da biomassa no Brasil.
 
A partir da palha e do bagaço da cana de açúcar, o país começa a entrar numa nova fase de produção de biocombustível. É o etanol celulósico. A primeira planta comercial será erguida em Alagoas. Diante desta nova matéria-prima, o parlamentar quer discutir os impactos ambientais deste tipo de produção.
 
Jordy alega que a nova biomassa, a Cana Energia, será desenvolvida através do cruzamento de variedades ancestrais de cana com tipos selecionados de capim, produzindo um híbrido com baixo teor de açúcar, alto teor de fibras e elevada produtividade por hectare. “A combinação destes fatores deverá produzir a biomassa mais competitiva do mundo, que pode atingir a produtividade de até 100 toneladas de massa seca por hectare”, justificou.
 
Para o encontro, o parlamentar convida o representante da GranBIO – Etanol Celulósico, Bernardo Grandin; o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Augusto Klink; a representante da União da Indústria de Cana-de-Acúcar, Elizabeth Farina; o Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dorneles; e o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto.
 
Ainda não foi definida a data em que a audiência pública será realizada.
 
 

Nenhum comentário: