segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bacias Hidrográficas e seus passivos ambientais é tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente

 
        Foto: Estefânia Uchôa / CMADS
Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) propositor do debate
 
Por Assessoria de Comunicação CMADS
 
O descontrole, o aumento da poluição e os passivos ambientais nas bacias hidrográficas nacionais, em especial a Amazônica, serão discutidos em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados. O debate será no dia 24 de setembro às 14h. 
   
De acordo com o autor do requerimento (Nº194/13), deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), os rios do Estado do Pará vêm sofrendo, desde a década de 80, enormes pressões em virtude do avanço da indústria e da exploração mineral. 
 
Segundo o parlamentar, o caso mais crítico é do município de Barcarena – PA, portão de entrada do Polo Araguaia/Tocantins, que vem sofrendo danos ambientais, decorrentes de acidentes causados por vazamento das bacias de contenção de rejeitos químicos da empresa Alumina do Norte do Brasil S/A - ALUNORTE e da fuligem expelida pelas fábricas instaladas no parque industrial do mesmo município.

“Os danos ambientais à região são imensuráveis, e a modificação drástica das características físico-químicas e microbiológicas dos rios é irreversível. Além da morte de várias espécies de peixe, o vazamento atingiu a água dos poços e do lençol freático, o que, consequentemente, poluiu os outros rios utilizados na captação de água para o abastecimento de cidades próximas a Bacia Amazônica”, alerta Jordy.

O debate terá como objetivo verificar as medidas tomadas e quais outras providências podem ser implementadas para ampliar e garantir a qualidade das águas e consequentemente de vida das populações atingidas.
 
Interatividade
 
Participe vitualmente deste debate por meio do endereço http://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos#.Ui9xkD_lk24
  
  

Nenhum comentário: