quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comissão da Câmara discutirá desmatamento ilegal no Pará

   
 
Do Portal PPS
Por William Passos

BRASÍLIA/DF - A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta quarta-feira (10), requerimento de autoria de Arnaldo Jordy (PPS/PA), que autoriza a Casa a realizar encontro no Pará para discutir o desmatamento ilegal na região e a implementação da política nacional de resíduos sólidos.
 
Jordy apresentou dados do sistema de detecção de desmatamento em tempo real (Deter). Conforme o levantamento, entre 1º de agosto de 2012 e 28 de fevereiro de 2013, os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
 
“Esta realidade aponta para a necessidade de um acompanhamento de perto pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir a ocorrência desses desmatamentos, assim como as providências que devem sendo tomadas pelo poder público”, justificou o deputado paraense.
 
Para o parlamentar, a audiência será importante também para discutir a chamada logística reversa que responsabiliza os fabricantes pelo retorno de embalagens e produtos após o fim de sua vida útil.
 
“A logística reversa não é um dispositivo autoaplicável. Sua estruturação e implantação serão feitos na forma do disposto em regulamentos ou em acordos setoriais entre poder público e setor empresarial. Os acordos estão demorando porque dependem de uma maior convergência de interesses, bem como de estudos a serem desenvolvidos. Mas isso não está muito claro na lei”, acrescentou.
 
A data do encontro ainda não foi definida pela Câmara.
 
 

Nenhum comentário: