quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jordy é contra projeto de "cura gay" aprovado na CDHM

 
Jordy é contra projeto que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de "cura gay", aprovada esta semana na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal.
 
A proposta, conhecida como "cura gay", terá que passar ainda por outras duas comissões da Casa: Seguridade Social e Constituição e Justiça. Se aprovada em ambas, segue para o plenário da Câmara. A votação foi simbólica: durante o debate, apenas os deputados Simplício Araújo (MD/MA) e Arnaldo Jordy (MD/PA) discursaram contrários ao texto. Araújo tentou adiar a votação com pedidos de leitura da ata da última sessão e retirada do projeto da ata - ambos foram rejeitados.
  
O projeto de autoria do deputado João Campos (PSDB/GO), suspende dois trechos de resolução instituída em 1999 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). O primeiro trecho sustado afirma que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".
  
O deputado Arnaldo Jordy (MD/PA), participou do debate e disse que a votação do projeto da “cura gay” é inócua. Segundo ele, a comissão não tem prerrogativas para deliberar sobre disposições do Conselho Federal de Psicologia. “Estamos aqui brincando, me parece que está clara aqui a esterilidade do debate. É preciso que o tema tenha alguma relação com uma prerrogativa concreta do que se está propondo. Não podemos discutir aquilo que não pode ser revogável por esse Poder”, ponderou.
   
Confira a fala de Jordy na audiência da Comissão de Direitos Humanos no vídeo abaixo. Se seu navegador não permitir, acesse diretament em http://youtu.be/hWO-Mfmu35s
 
   
   
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: