terça-feira, 14 de maio de 2013

Ministério dos Transportes: parlamentares e prefeitos querem agilidade em obras no Pará

    
    
Brasília/DF - Parlamentares e prefeitos do Pará estiveram na tarde desta terça-feira (14) em audiência como o ministro dos Transportes, César Borges, com o objetivo de solicitar agilidade e o início de obras para o Estado.
 
Os deputados Arnaldo Jordy (MD/PA) e Zequinha Marinho (PSC/PA) lideraram a comitiva ao Ministério, que ainda foi composta pelo prefeito de Eldorado dos Carajás, Divino do Posto e o prefeito de Tucurui, Sancler Ferreira, na qualidade de presidente da Amat . Da pauta de reivindicações constaram reformas e pavimentação para os trechos paraenses das BR-155 e BR 158 - que segundo os participantes da reunião, se encontram em péssimas condições, quase intrafegáveis, prejudicando a população tanto para o deslocamento, quanto para escoamento da produção local -, além da conclusão da hidrovia Tocantins-Araguaia, cujo Porto de Marabá e a derrocagem do Pedral do Lourenço, que ainda se encontram em fase de projeto.
 
Zequinha Marinho sintetizou em uma palavra as necessidades para as obras na região: agilidade. Para o parlamentar, o clima amazônico propicia neste momento o início das obras, daí a necessidade de celeridade de órgãos como o DNIT para resolver pendência como licitações e projetos. “As licitações inclusive poderiam ser centralizadas em Brasília, de modo a garantirmos a rapidez necessária”, completou.
 
Para o deputado Arnaldo Jordy, o Pará tem urgência, tanto na recuperação, quanto em novas obras. “Há 25 anos o Estado aguarda por investimentos em obras estruturais, como a finalização da hidrovia do Tocantins-Araguaia, cujas obras estão paralisadas, apesar das promessas governamentais”, afirmou Jordy.
 
Segundo o César Borges, as licitações para restauração e pavimentação, e construção de pontes nas rodovias estão em andamento, apesar de afirmações dos presentes, que chamaram a atenção para o sucateamento do DNIT no Pará, o que causa preocupação. “As licitações e obras nas rodovias estão tendo prosseguimento, bem como buscamos soluções para agilizar a hidrovia Araguaia-Tocantins, porém acreditamos que a ferrovia Norte-Sul, no trecho partindo de Açailândia (MA) para Vila do Conde (PA), tende a ter uma maior possibilidade de início de operações”, afirmou o ministro, pois segundo ele, este trecho da ferrovia será a primeira a ser licitada neste ano, dentro do Programa de Investimento em Logística, do Ministério.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: