terça-feira, 28 de maio de 2013

Inquérito sobre Operação Liberdade deve ficar pronto em 30 dias, diz delegado

   
 
Da Agência Câmara
   
O delegado Dennis Cali, chefe do Serviço de Repressão ao Trabalho Forçado da Polícia Federal e responsável pela Operação Liberdade, disse há pouco que o inquérito da PF sobre o caso deve ficar pronto em 30 dias. O material originado das investigações será, então, entregue ao Ministério Público Federal. A Operação Liberdade desarticulou, no último dia 15 de maio, uma quadrilha de tráfico internacional que trazia pessoas de Bangladesh, Afeganistão e Paquistão para trabalhar em situação análoga à escravidão no Distrito Federal.
 
“Foram identificadas 80 pessoas, a maioria de Bangladesh e quase todos com pedido de refúgio. As casas tinham condições precárias e encontramos até 30 pessoas em uma casa”, disse o delegado. Os homens encontrados pela PF durante a operação estavam vivendo em seis residências na cidade satélite de Samambaia.
 
Dennis Cali participa de audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga o tráfico de pessoas no Brasil. A reunião agora continua a portas fechadas e apenas o delegado e deputados estão no plenário. Segundo o presidente da comissão, deputado Arnaldo Jordy (MD/PA), a medida foi necessária porque a investigação corre em sigilo. “É estranho que Bangladesh venha para cá, é muito suspeita essa situação”, avaliou o deputado.
  
Ministros
 
A comissão aprovou também convite para os ministros de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, falarem sobre a suposta utilização de mão-de-obra escrava no programa Minha Casa, Minha Vida.
 
 

Nenhum comentário: