segunda-feira, 20 de maio de 2013

CPI vota requerimentos sobre Operação Liberdade da PF

 
Do Portal PPS
Por William Passos


A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas realizará nesta terça-feira (21) reunião ordinária em que deverá votar requerimentos de autoria do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Jordy (MD/PA), com objetivo de esclarecer detalhes da Operação Liberdade.

A ação, realizada na semana passada pela Polícia Federal, desarticulou um esquema de tráfico internacional de pessoas para o Distrito Federal. Oitenta bengaleses foram encontrados em alojamentos localizados em Samambaia, a 35 quilômetros de Brasília. Eles seriam aliciados no país de origem sob promessas de ganhos altos para atuarem em frigoríficos e na construção civil do Brasil.
 
O presidente da CPI pretende ouvir o delegado responsável pela operação, Dennis Cali, além dos suspeitos que a PF diz já ter tomado o depoimento. Em requerimento, Arnaldo Jordy deverá propor ainda ao colegiado que um grupo de parlamentares visite o alojamento onde viviam os trabalhadores estrangeiros.
 
Segundo a Polícia Federal, os “coiotes”, como são conhecidos os aliciadores, recebiam entre 1.000 e 1.500 dólares por estrangeiro que trazia para o país.
 
Serviço
 
A reunião da CPI do Tráfico de Pessoas está prevista para ter início às 10h, no Plenário 11, que fica no anexo II da Câmara dos Deputados.
 
 

Nenhum comentário: