terça-feira, 23 de abril de 2013

Adoções: CPI discute caso com EUA

  
Do Portal PPS
Por William Passos
 
Está marcada para a próxima quarta-feira (24) um encontro, em Brasília, entre membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas e representante do governo dos Estados Unidos para discutir o caso das adoções de crianças no interior do Paraná por famílias americanas.
 
Segundo o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (MD/PA), somente a ONG Limiar, que atua em quatro estados brasileiros, teria intermediado cerca de 2,3 mil adoções. Boa parte destas crianças, segundo o parlamentar, teria como destino o território americano.
 
A comissão, no encontro com o representante da embaixada americana, quer discutir que mecanismos os dois países podem utilizar para evitar que tais adoções “mascarem” o tráfico de seres humanos.
 
Jordy disse que a CPI tem informação de que os pretendentes de crianças brasileiras desembolsariam entre 20 e 24 mil dólares por adoção. Há 15 dias, a Polícia Federal apreendeu, na casa de Audelino de Souza, representante da ONG, documentos que comprovariam o pagamento de comissão para intermediar o recrutamento e envio dos menores para o exterior.
 
“A situação da Limiar é muita mais grave e complexa do que poderíamos imaginar. Com a apreensão da documentação na casa de um dos seus representantes, ficou evidente a grandeza e envolvimento desta instituição na adoção ilegal de crianças”, afirmou o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.
 
In loco
 
Arnaldo Jordy adiantou que, após a conversa com o diplomata americano, avaliará juntamente com os demais integrantes da CPI a possibilidade de uma comitiva de deputados viajar aos Estados Unidos para acompanhar de perto a atual situação dos adotados.
 
“Parece-nos que aquele país é o principal ‘mercado’ de adoção das nossas crianças, por isso, pelo andar da carruagem, vamos analisar a possibilidade de ver esta situação de perto”, acrescentou.
 
Requerimentos
 
A CPI aprovou nesta terça-feira (23) diversos requerimentos. Um deles permitirá a acareação entre o presidente da Limiar Brasil, Ulisses da Costa, e Audelino de Souza. Ambos já foram ouvidos separadamente pelos deputados, mas entraram em contradição em vários pontos sobre a polêmica das adoções de crianças no Sul do país.
 

Nenhum comentário: