segunda-feira, 25 de março de 2013

Jordy participa do lançamento do Pacto Pela Educação no Pará

   
Da assessoria Parlamentar
 
Nesta segunda-feira (25), o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou do lançamento do projeto Pacto pela Educação, de iniciativa do Governo do Estado do Pará em parceria com diversas instâncias governamentais, empresas privadas e sociedade civil. O programa prevê um aumento de 30% nos resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – no Pará, que hoje é uma das mais baixas do país, com níveis de aprendizagem insuficientes e grande evasão escolar, sendo que apenas três em cada 10 jovens matriculados conseguem terminar o ensino médio.
       
O Pacto Pela Educação prevê para os próximos 5 anos um novo arranjo na educação estadual, a partir da capacitação de profissionais, melhoramento da rede física das escolas e da gestão escolar, assim como pela mobilização social, que deverá ser um dos principais motores desse projeto. A partir disso, a educação passa a ser concebida como centro do desenvolvimento social, como afirmou o secretário de educação do Pará, Cláudio Ribeiro.
  
O deputado Arnaldo Jordy parabenizou a iniciativa, mas também criticou a realidade local: “o Pará vive um cenário auspicioso, mas existem desafios a serem encarados, como o de combater a corrupção municipal, pois, segundo o Tribunal de Contas do Pará, 63% das improbidades cometidas pelos municípios são por desvios de recursos para a educação e saúde. O parlamentar ainda mostrou indignação contra a indicação política de diretores de escola, fato que retarda o desenvolvimento da educação no Estado.
  
Participaram da cerimônia autoridades e parlamentares paraenses, entre eles o governador em exercício, Helenilson Pontes, o senador Flexa Ribeiro e representantes da Assembleia Legislativa do Pará e da Câmara Municipal de Belém.
 
 

Nenhum comentário: