sexta-feira, 15 de março de 2013

A pedido de Jordy, Comissão aprova grupo para estudar transgênicos


Do Portal PPS
Por William Passos


A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta quarta-feira (13) requerimento de autoria do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) que ratifica a criação do grupo de trabalho que tem como tarefa analisar os impactos dos produtos geneticamente modificados sobre a saúde humana.

Entre outros objetivos, Jordy quer que o grupo de parlamentares busque informações sobre os reflexos dos chamados transgênicos sobre o meio ambiente e como anda a atuação dos órgãos governamentais diante da recente Lei de Biossegurança. “Este grupo de trabalho é fruto de uma audiência na qual foram defendidas posições polêmicas e divergentes sobre o grau de segurança destes transgênicos que estão sendo utilizados no Brasil”, justificou o parlamentar.

Arnaldo Jordy acrescentou que, apesar de todas as pesquisas na área de transgenia, não existem ainda normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente. “Há sérios indícios de que eles sejam prejudiciais. Os próprios médicos e cientistas ainda têm muitas dúvidas e divergências quanto aos riscos dessas espécies, não havendo um só estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros”, acrescenta Arnaldo Jordy, no documento que resultou na criação do grupo de trabalho.

O parlamentar do PPS diz reconhecer a importância dos produtos modificados geneticamente, principalmente nos alimentos, cuja demanda, explica ele, cresce em função do aumento exponencial da população mundial. “Mesmo assim, percebe-se que ainda existem muitas dúvidas sobre essa tecnologia e pouco conhecimento sobre os efeitos dos transgênicos e seus derivados”, finaliza.

O grupo de trabalho terá prazo de 180 dias para funcionar. Ao final, os integrantes irão elaborar um relatório que servirá de base para a Comissão de Meio Ambiente apreciar projetos que tratam deste tema.
 
 

Nenhum comentário: