quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Delegação da CPI do Tráfico de Pessoas chega a Salvador

  
Brasília/DF - Uma comissão de parlamentares, membros da CPI da Câmara Federal que investiga o tráfico de pessoas no país, desembarca nesta quinta-feira (21) em Salvador/BA para uma série de atividades, dentre as quais uma audiência pública na qual será avaliada e discutida a situação do tráfico humano no estado nordestino e como este crime pode ser enfrentado.

Tendo como local a Assembléia Legislativa baiana, a audiência terá início às 9h30, e deve contar com a participação de representantes da Promotoria e da Procuradoria de Justiça, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Segurança Pública, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Polícia Civil e da Polícia Federal.

Devem ser ouvidos pela CPI na capital baiana Carmem Topshall, acusada de envolvimento em adoções ilegais na região de Monte Santo, no interior baiano e Denilson Costa e Elisânia dos Santos Reis, presos pela polícia federal em operação contra o tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual.
 
De acordo com a Polícia Federal, o casal preso convencia jovens baianas a trabalhar em casas de show nas cidades espanholas de Salamanca e Ávila. Cinco brasileiras foram libertadas com a descoberta da quadrilha e estão sob custódia das autoridades da Espanha.

“Tínhamos uma convicção de que no estado da Bahia, várias organizações criminosas estavam atuando, e com as recentes denúncias e prisões, podemos constatar que a região está se tornando uma fornecedora de matéria-prima humana para exploração”, afirmou Arnaldo Jordy (PPS/PA), deputado que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito.
  
A intenção da CPI, segundo Jordy, é fazer uma série de reuniões da comissão no estado. Segundo o parlamentar paraense, depois do episódio da adoção ilegal de crianças no município de Monte Santo, outras denúncias chegaram ao colegiado. “Essa prática do tráfico de pessoas na Bahia vai além do que poderia parecer, como apenas um episódio isolado”, frisou o deputado. “Não há uma única rede [de tráfico de pessoas], mas tudo isso é um mercado humano”, completou.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: