quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CPI do Tráfico convoca "olheiro" acusado de abusar de jovens do PI

 
Por Jordana Cury
Da Tv Cidade Verde -
www.cidadeverde.com
 
A CPI do Tráfico de Pessoas aprovou nesta terça-feira (19) a convocação do "olheiro" José Augusto dos Santos, acusado de abusar sexualmente de oito jovens piauienses, após prometer transformá-los em craques do futebol.
 
Ao comparecer à CPI, o "olheiro" prestará os primeiros depoimentos relativos à denúncia de abuso sexual dos meninos recrutados por escolinhas de futebol. O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), presidente da Comissão, considerou o caso grave e fez um alerta aos pais.
 
"Os pais, que muitas vezes veem virtudes nos seus filhos, na atividade futebolística, e põem numa escolinha, que de repente é contratada para ir para um grande centro, é preciso ter cuidado com relação a isso. É preciso que a sociedade tenha a consciência clara de que este [tráfico de pessoas] é um crime, que são redes criminosas que movimentam muito dinheiro, que vitimam mais de 3 milhões de pessoas todo ano no mundo inteiro", advertiu o parlamentar.
 
O crime
 
No último mês, oito adolescentes da cidade de São Raimundo Nonato (517 km de Teresina) foram abusados sexualmente por um homem que prometia transformar meninos pobres em grandes craques de futebol. Os jovens foram levados para a cidade de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, e eram mantidos em alojamento de uma suposta escolinha de futebol.
 
Os adolescentes chegaram a treinar no time, mas eram coagidos a manter relações sexuais com o acusado. De acordo com a polícia, era uma troca de favores sexuais, na qual o acusado favorecia quem se relacionava com ele. "Um dos garotos chegou a manter relações com ele por R$ 45,00", informou o delegado regional, Antônio Francisco de Oliveira, da Polícia Civil de Sergipe.
 
Ao todo, 11 adolescentes moravam com o homem. Oito do Piauí, dois da Bahia e um do Pará. Os meninos tinham idade entre 13 e 14 anos.
 
Rede de exploração sexual
  
A CPI do Tráfico de Pessoas convocou também o gerente e o garçom da boate Xingu, na Região de Altamira (PA), acusados de integrar uma rede de tráfico de pessoas para a prostituição no canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, e ainda Reginaldo Pinheiro dos Anjos, que como José Augusto, é acusado de abusar sexualmente de adolescentes aliciados em diversos Estados com promessas de atuação em clubes de futebol de Sergipe.
 
 

Nenhum comentário: