quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jordy defende depoimento de acusados da Operação Porto Seguro

  
Do Valor Econômico Online   
 
A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) da Câmara aprovou nesta quarta-feira convite para que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, preste informações sobre a operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF). A audiência deverá ser em conjunto com a Comissão de Segurança Pública.
  
A oposição critica a blindagem da base governista na Casa à inclusão na pauta de um requerimento do PPS para trazer também Rosemary Nóvoa Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo. O documento também pedia a realização de audiência pública com o ex-advogado-geral da União adjunto, José Weber Holanda, e com o ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Cyonil da Cunha Borges de Faria Júnior, apontado como delator do esquema de corrupção e fraudes em pareceres no governo federal.
  
O convite a Cardozo já fazia parte de acordo entre governo e oposição e havia sido anunciada pelo líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) destacou a importância de esclarecimentos por parte de Cardozo, mas apontou que o depoimento dos outros envolvidos no suposto esquema é fundamental para a compreensão do caso. "É importante trazer o ministro, até para que ele explique o que está acontecendo. Mas quero fazer um alerta e um apelo: é fundamental para nós ouvir também as pessoas que estão sendo acusadas desses crimes, que não são crimes pequenos", disse, em referência aos indiciados pela Polícia Federal após a operação Porto Seguro.
  
O mesmo posicionamento foi defendido pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE). "Precisamos ter mais informações sobre a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, envolvida com tráfico de influência e aparelhamento de agências reguladoras que prejudicam o interesse da população. São pessoas descomprometidas que têm cometido práticas ilícitas", afirmou.
  
O requerimento do PPS que convida Rosemary, Cyionil e José Weber deverá ser analisado na reunião da CFC somente na semana que vem. Nesta tarde, os integrantes da Comissão de Segurança Pública apreciarão requerimentos de convocação dos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
 
 

Nenhum comentário: