quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara promove reunião em SP nesta quinta-feira

  
Brasília/DF – Deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Federal que investiga o tráfico de pessoas no país, chegam a São Paulo nesta quinta-feira (08), para cumprir agenda que objetiva o intercâmbio de informações com diversos órgãos de defesa social.
  
Os parlamentares desembarcam na capital paulista para audiência na Assembléia Legislativa, com o presidente, Deputado Barros Munhoz, com Nilze Scapulatiello, delegada titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, com Ivanize Esperidião da Silva, da Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida – ABCD, com Juliana Armede, Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de SP, além de Jackson Castro, representante do Conselho Tutelar e Jefferson Aparecido Dias, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão. No presídio de Franco da Rocha, os membros da CPI ouvirão Telma Rodrigues do Nascimento, acusada de aliciamento para o tráfico humano.
 
Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), a CPI vai a São Paulo cumprir sua função, “que é a de identificar e investigar quadrilhas que traficam pessoas e suas ramificações. E São Paulo, como o estado mais populoso do país, não esta a salvo deste crime, que em geral não é do conhecimento da população, passando por vezes despercebido.” Para o parlamentar, somente a integração dos órgãos governamentais, aliada a informação da sociedade e uma legislação mais atualizada, poderá evitar que crianças, mulheres e trabalhadores continuem caiando nas garras e armadilhas das quadrilhas.
  
O tráfico de pessoas atinge cerca de 4 milhões de pessoas em todo planeta, principalmente comercializadas para o mercado de prostituição e pedofilia, com ramificações ainda para o tráfico de órgãos, de pessoas para o trabalho escravo. Um relatório preliminar divulgado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostra que entre 2005 e 2011 houve registro de 475 casos de tráfico de pessoas no Brasil. Desse total, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo.
   
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: