terça-feira, 16 de outubro de 2012

Adoção de irmãos na Bahia será investigada por CPI do Tráfico de Pessoas

  
 
Brasília/DF - A Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI que investiga o tráfico de pessoas no país deliberou nesta terça-feira (16), em audiência na Câmara Federal, que tratará do caso dos cinco irmãos adotados no interior da Bahia, em um processo supostamente irregular, apresentado em reportagem da rede Globo no último domingo, e que repercutiu em todo país.
  
Um requerimento apresentado pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Luiz Couto (PT/PB), determina a realização de diligência de deputados àquele Estado, para que sejam ouvidos os principais personagens de uma história em que cinco crianças de uma mesma família foram adotadas, em tempo recorde e suspeito, por famílias do interior de São Paulo, sem que no mínimo os pais tivessem sido ouvidos ou consentidos. A comissão de deputados deverá inquirir os pais, o juiz atual da comarca - que já na reportagem levantou questionamentos quanto à legalidade das adoções -, o Conselho Tutelar, bem como a diretora da escola onde as crianças estudavam e a acusada de ser a agenciadora das adoções.
  
Para Arnaldo Jordy, que preside a CPI, o caso merece toda atenção, “pois em se constatando as irregularidades, tem-se configurado o tráfico humano, onde toda uma rede criminosa pode estar operando no interior do nordeste de modo a subtrair crianças de famílias muito carentes e negociando-as com famílias mais abastadas, de outras partes do país”, afirmou o parlamentar paraense.

Na esteira das repercussões da reportagem, a ministra Maria do Rosário, da secretaria de Direitos Humanos, declarou que pedirá à Polícia Federal que investigue o caso e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ também investigará o caso, já que envolve magistrados. A ida dos deputados federais, membros da CPI, ao interior da Bahia deverá acontecer nos próximos dias.
 
In loco

Além da audiência na Bahia, a Comissão, após ouvir e levantar a situação no tráfico no país, entrará em uma fase mais efetiva e presencial, com a aprovação de diligências para os Estados do Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Suriname e Guiana Francesa, com o objetivo de apurar informações de casos já detectados nestas localidades.
   
   
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: