quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A pedido de Jordy, CPI ouvirá responsável por ONG Mães da Sé


Do Portal PPS
Po
William Passos
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas aprovou nesta terça-feira (21) requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), para ouvir o depoimento de Ivanise Esperidião da Silva Santos. Ela comanda a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), que atua em cooperação com as autoridades do país, auxiliando na busca de pessoas desaparecidas.
   
A ONG – também conhecida como Mães da Sé – dá ainda o apoio às famílias, que lutam para encontrar seus entes desaparecidos.
   
Jordy, que preside a CPI, disse que o interesse do colegiado é conhecer em detalhes a relação entre os sumiços e os casos de exploração sexual de menores.
  
“Já sabemos que muitos dos desaparecimentos foram provocados por quadrilhas e pessoas que querem explorar crianças e adolescentes. Como a ONG tem conseguido êxito em algumas das suas empreitadas, podemos recolher subsídios que ajudem a CPI a traçar um paralelo e saber como agem os criminosos”, justificou o parlamentar.
 
Os números são preocupantes: 23 pessoas desaparecem a cada hora no Brasil. E a associação “Mães da Sé” é uma forte aliada das famílias, já que muitas vezes os parentes são acometidos de uma certa paralisia em função de alguns fatores, a maioria emocionais.
 
Em pouco mais de 7 anos de existência, a ABCD já cadastrou mais de 5.000 casos de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. Desse montante, cerca de 15%, ou 762 casos, foram solucionados.
A CPI ainda não marcou a data do depoimento de Ivanise Santos.
 
 

Nenhum comentário: