quinta-feira, 31 de maio de 2012

Parlamentar paraense apresentará questões amazônicas na Rio +20


As principais questões ambientais do planeta serão discutidas na capital fluminense entre 13 e 22 de junho, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, que além da cúpula da ONU - que reunirá mais de uma centena de dirigentes -, somará mais de 500 eventos paralelos.
   
A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de "desenvolvimento sustentável".

Vice-presidente da importante Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados e membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama, o deputado federal Arnaldo Jordy será um dos poucos parlamentares que acompanharão em posição privilegiada as discussões que nortearão as políticas ambientais das principais nações do planeta no evento. Ele também é integrante da Frente Parlamentar Ambientalista e do Grupo de Trabalho Zonas Costeiras e Marinha - GT-Mar.
 
Conhecedor da realidade amazônica, o deputado paraense pretende levar à discussão internacional, matérias de interesse da região, tais como desmatamento, desertificação, degradação ambiental e agravamento do período de seca. “A Amazônia é tratada como um almoxarifado, por conta de seu potencial mineral, energético e por seu bioma, no entanto, esta riqueza não se reverte em melhorias para as populações, sejam elas das cidades, ribeirinhas ou indígenas”, afirmou o parlamentar, que defende formas sustentáveis de exploração da floresta, bem como um novo pacto federativo para o Brasil onde as desigualdades sejam reduzidas.
 
Além dos eventos na área que será classificada como "Perímetro ONU", o Rio de Janeiro receberá ainda a Cúpula dos Povos, encontro de organizações não-governamentais e outras entidades da sociedade civil paralelo e crítico à Rio+20, que vai acontecer nos mesmos dias da conferência das Nações Unidas.
 
Para saber mais sobre a Rio +20 - http://www.rio20.gov.br/
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: