quarta-feira, 16 de maio de 2012

PA: Após verificar condições de trabalho de garimpeiros, Jordy leva tema para Câmara

 
Do Portal PPS
Por
William Passos  
 
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) proporá à Comissão da Amazônia que realize em Brasília audiência pública para discutir as relações de trabalho de garimpeiros com empresas exploradoras de minérios de Serra Pelada, no Pará.
 
O parlamentar pretende convidar representantes do Ministério Público, Polícia Federal, do Ministério da Justiça e do de Minas e Energia para debater o tema. “Queremos passar a limpo essa história e reparar os direitos desses trabalhadores que, na minha opinião, estão sendo lesados”, justifica Jordy.
 
Na semana passada, mais de 2.000 garimpeiros reuniram-se em Curianópolis e expuseram a parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa Colossus Geologia, que está responsável para garantir a estrutura para a lavra mecanizada do minério de ouro, de paládio e de platina nas principais minas de Serra Pelada.
 
Os trabalhadores, insatisfeitos, questionam vários itens do Termo de Acordo de Conduta (TAC) firmado entre as partes, principalmente a atual divisão sobre os lucros da produção. Pelo acordo, a empresa canadense detém 75% dos lucros e os garimpeiros 25%.
 
Durante o encontro em Curianópolis, Jordy disse o quão são graves as denúncias apresentadas. Recebeu documentos contendo assinatura de representantes de doze entidades, entre cooperativas e associações de trabalhadores da região, que denunciam fraudes diversas, entre as quais, a realização de assembleias ditas “de fachada”.
 
É com estas informações que o deputado do PPS que levar o tema para discussão no Congresso Nacional. Jordy acredita que a audiência pública deve ocorrer no início de junho.
 
 

Nenhum comentário: