terça-feira, 8 de maio de 2012

Luta por revitalização de teatro em Belém tem apoio de Ministra

 
     
Brasília/DF - Localizado no centro de Belém, o Teatro São Cristóvão, palco de inúmeras manifestações teatrais, musicais, folclóricas e até políticas, foi o tema da reunião entre a Ministra da Cultura, Anna de Hollanda e o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) nesta terça-feira, na Câmara Federal.
  
Também conhecido como Teatro dos Pássaros, por ali abrigar a manifestação folclórica de Pássaros Juninos, que só ocorre no Pará, o antigo prédio foi sede da extinta União Beneficiente dos Chauffeurs do Pará e está fechado há mais de 12 anos. Construído na década de 30 e apesar de tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC), da Secult e pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o prédio encontra-se estado abandonado e deterioração, com mato e até árvores crescendo em sua área.
 
"É uma parte da história do Pará que está se perdendo", afirmou o deputado paraense, que frequentou em sua infância o teatro que hoje está localizado numa das principais avenidas da capital do Pará e cuja área é alvo da especulação imobiliária. "Todos os esforços para que sejam preservados o patrimônio histórico e a cultura devem ser envidados, e recuperar o Teatro São Cristóvão é parte deste esforço", enfatizou o parlamentar.
    
Anna de Hollanda afirmou ser partidária da recuperação do prédio histórico e que sua pasta colaborará nos esforços para que o Teatro reviva seus melhores dias. Segundo a Ministra, será feita uma verificação da possibilidade da empreitada também ser incluída no PAC das Cidades Históricas que será lançado em breve.
   
Nas próximas semanas uma articulação será feita pelo deputado Jordy e pelo Ministério, envolvendo a Secretaria de Cultura do Governo do Pará, o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , a União dos Chauffeurs, que ainda é proprietária do edifício e empresas que também desejam colaborar na recuperação deste importante patrimônio do povo paraense.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: