terça-feira, 29 de maio de 2012

Jordy pede convocação de "agenciadores de modelo" investigados por tráfico de pessoas


Do Portal PPs
Por
William Passos
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas tem na pauta da próxima semana requerimento para votação, de autoria de Arnaldo Jordy (PPS-PA), que pede a convocação de representantes de duas agências de modelos investigadas pelo Ministério Público Federal por enviar garotas para o exterior para exploração da prostituição.
 
Jordy, que é presidente da CPI, quer ouvir o depoimento dos donos das agências Dom Agency Model’s, de Passos, em Minas Gerais e Raquel Management de São José do Rio Preto, em São Paulo.
 
O Ministério Público Federal investiga a denúncia de que os empresários teriam levado pelo menos três modelos para o exterior, cujos contratos não foram cumpridos. As jovens permaneceram por quase dois meses na Índia, sem receber, e foram mantidas em cárcere privado. Uma delas tinha apenas 15 anos. Elas foram resgatadas em 2010.
 
Agora, o MPF pede que as agências indenizem as jovens e reembolsem gastos da União com a repatriação das vítimas, que teriam, além de ameaças e agressões verbais, sofrido assédio sexual.
 
O Ministério Público pede que sejam ressarcidos à União US$ 2.116,18, valor gasto pelo Consulado Brasileiro na Índia durante o processo de resgate e recondução das modelos ao Brasil.
 
O presidente da CPI do Tráfico Humano quer ouvir também o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, que investiga o caso no âmbito do MPF.
 
 


Nenhum comentário: