terça-feira, 29 de maio de 2012

CPI do Tráfico de Pessoas ouve autoridades que combatem o crime no país


 
Brasília/DF - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas ouviu hoje, em audiência pública na Câmara Federal, representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Polícia Federal, que informaram as políticas públicas estão sendo executadas pelos órgãos governamentais no sentido de combater um crime considerado invisível para a maior parte da sociedade.

A ministra Maria Luísa Ribeiro, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do MRE, explanou aos parlamentares as ações do Itamaraty no combate ao crime e apoio às vítimas. O MRE possui 180 postos de atendimento no Brasil e no exterior, formando uma rede internacional de monitoramento de brasileiros. “Mantemos contato e parceria com diversas associações civis e de residentes no exterior, além de ONGs e órgãos governamentais estrangeiros, que ajudam a capilarizar o atendimento e a difusão de informações de possíveis vítimas”, afirmou a Ministra. Uma cartilha voltada para cozinheiros, bailarinos, professores de capoeira, jogadores de futebol e modelos será apresentada hoje e lançada na sexta feira, durante o Fórum Brasil-União Européia sobre o Tráfico de Pessoas, e que deverá ser mais uma ferramenta de infomação para possíveis alvos das quadrilhas.

Pedro Vieira Veiga, secretário da Coordenação Geral de Combate aos Ilícitos Transnacionais do MRE, explicou o cumprimento da Convenção de Palermo, da qual o Brasil é signatário junto a mais de 166 países. O tratado possui três protocolos que tratam do tráfico de pessoas: um que define o crime voltado para exploração sexual, outro para fins de trabalho forçado e outro com objetivo de remoção de órgãos. A Convenção de Palermo é considerada uma das mais importantes medidas internacionais no combate ao crime organizado transnacional.

Chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da Polícia Federal (PF), a delegada Vanessa Gonçalves de Souza, apresentou dados que apontam a instauração de cerca de 740 inquéritos entre janeiro de 2007 e abril de 2012, além de relatórios de identificação de rotas e de quais regiões as vítimas são preferencialmente recrutadas pelas quadrilhas. “Para a Europa as quadrilhas buscam pessoas na região sudeste, enquanto que para as Guianas a preferências são de mulheres, da região Norte e voltadas para envio aos garimpos”, disse a oficial. Para melhorar o combate a este tipo de violência, a PF deverá criar uma delegacia de repressão contra direitos humanos.

A delegada citou também as parcerias, segundo ela fundamentais neste tipo de enfrentamento, com a Interpol, presente em 189 países e as adidâncias e oficiais de ligação da PF em 19 países. Para recebimento das denúncias, a Polícia Federal conta com um site na rede Internet, que pode ser acessado em http://denuncia.pf.gov.br/.
   
A CPI instalada em março na Câmara dos Deputados, tem como objetivo conscientizar, debater e propor formas de combate até mesmo novas Leis para a interrupção deste crime. Segundo o presidente da Comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), o tráfico mundial de pessoas vitima anualmente cerca de 4 milhões de pessoas, rendendo em torno de 32 bilhões de dólares para as quadrilhas. Só no Brasil forma identificadas mais de 200 rotas do tráfico.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: