quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPI do Tráfico de Pessoas aprova requerimentos para oitivas e convocações

 
Brasília/DF - Audiência ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que investiga o tráfico de pessoas no país, deliberou nesta quarta-feira (30) acerca de convocações e oitivas no sentido de esclarecer e identificar como operam quadrilhas e possíveis rotas, num tipo de crime, que apesar de grave e recorrente, passa despercebido para a maioria da sociedade.
 
Preso pela polícia do Pará no Estado de Goiás, e acusado de manter uma rede de prostituição abastecida através do tráfico de pessoas, Josyel Paulista de Souza, conhecido também como “Érika”, será ouvido pela CPI, de acordo com requerimento neste sentido, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) que preside a Comissão.
 
Considerada uma das maiores autoridades no país no tema, a Subprocuradora Geral da República, Ella Wiecko Volkmer de Castilho foi convidada para participar de audiência pública da Comissão Parlamentar. Da mesma forma, foi aprovado requerimento convidando para partilhar suas informações, a Delegada Cristiane Ferreira Lobato, diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente do Pará.
 
Modelos Enganadas
 
Proposto por Jordy, foi aprovada na mesma reunião a convocação dos representantes das empresas Dom Agency Model´s, de Passos/MG e Raquel Management, de São José do Rio Preto/SP para explicarem sobre o recrutamento feito por elas, de profissionais brasileiras para trabalho no exterior. Pairam sobre as empresas acusações de praticarem o tráfico de modelos para a Índia, de acordo com informações veiculadas pela imprensa nacional. Para o mesmo caso, será convidado à audiência pública, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, autor de ação pública contra as empresas acusadas.
 
Para o parlamentar paraense, as convocações e oitivas visam esclarecer e identificar quadrilhas que operam com o tráfico de pessoas interno e para o exterior. “Vamos desvendar, com as audiências e a colaboração de representantes de órgãos que estão no enfrentamento ao tráfico de pessoas, como as quadrilhas ludibriam e capturam pessoas para suas redes de aliciamento e quais procedimentos devem ser adotados para que estas armadilhas não mais ocorram”, concluiu o deputado Jordy.
 
A CPI instalada em março na Câmara dos Deputados tem como objetivo conscientizar, debater e propor formas de combate até mesmo novas Leis para a interrupção deste crime. O tráfico mundial de pessoas vitima anualmente cerca de 4 milhões de pessoas, rendendo em torno de 32 bilhões de dólares para as quadrilhas. Só no Brasil foram identificadas mais de 200 rotas de tráfico.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: