quinta-feira, 5 de abril de 2012

Problema aéreo no Pará terá audiência pública na segunda-feira


Da Assessoria em Belém  
 
Convocada pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), membro da Comissão da Amazônia da Câmara, acontece nesta segunda-feira (09), audiência pública para conscientizar e mobilizar a opinião pública para o grave problema no espaço aéreo da Amazônia. O evento, que acontecerá a partir das 15h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Belém, apresentará a precariedade do funcionamento dos escritórios da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na região, como um dos assuntos a serem discutidos.
 
A polêmica envolvendo a aviação na região Amazônica teve início ano passado, quando a ANAC anunciou o fechamento de vários escritórios responsáveis por atividades, como a fiscalização de aeronaves, nas capitais do Norte. Na época, o deputado Arnaldo Jordy cobrou da agência explicações. Ainda assim a ANAC mantive a reestruturação do órgão, enxugando seus quadros na região, o que resultou na deficiência de atendimento para uma frota que gira em torno de 450 aeronaves.
 
A problemática no espaço aéreo da Amazônia ganhou mais evidência no início deste ano, após ocorrerem cinco acidentes aéreos na região, quatro deles só no Pará, com sete vítimas fatais. “Houve na prática um esvaziamento das operações na ANAC na Amazônia, pois é inadmissível o funcionamento de um órgão fiscalizador com apenas dois funcionários para um Estado de dimensões continentais. O povo do Pará não deve aceitar esta situação, onde a incapacidade e a falência de uma agência governamental podem estar causando graves acidentes”, declarou o parlamentar.
 
Na audiência serão reunidas informações, no sentindo de contribuir com a construção de um plano de ação para viabilizar de forma responsável e segura a satividades aeronáuticas. Foram convidados representantes da ANAC, da INFRAERO,da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros, do Aeroclube do Pará, do Grupamento Aéreo-GRAER, do Governo do Estado do Pará, da Assembleia Legislativa do Pará, da Câmara Municipal de Belém, da OAB/PA e dos Ministérios Público Estadual e Federal.
 
   

Nenhum comentário: